ASSINATURA DE PROTOCOLO :: ARTE XÁVEGA

29 Outubro 2020

Decorreu na manhã desta terça feira, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vagos, a assinatura do protocolo de apoio financeiro extraordinário para o ano de 2020 às companhas que exercem a atividade da Arte Xávega nas praias da Vagueira e do Areão. Foram mais 5000 euros que as companhas acolheram com visível satisfação. Uma adenda ao documento permitirá a sua extensão no tempo e mesmo a possibilidade de ser aumentado.

Com a representação das companhas de pesca que operam nas praias da Vagueira e do Areão a ser feita pelos seus líderes, respetivamente, Carlos Alberto e João Esteves (Valdemar), foi com satisfação que este último deu conta da importância de que se reveste a assinatura do protocolo de apoio financeiro extraordinário que permitiu a cada uma das companhas já ter em sua posse mais 5000 euros a acrescer ao subsídio já recebido para o ano 2020.

João Esteves afirmou que “este é um incentivo muito importante para a manutenção da nossa atividade, mais do que isso, para a valorização e para a motivação das pessoas que connosco trabalham na Arte Xávega”, argumentos que motivaram a concordância de Carlos Alberto.

Este protocolo justifica-se pelas perdas sofridas por ambas as companhas por duas situações: a covid19 e a deposição de areias no reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova. O presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, na abertura da sessão, deu conta de que “esta decisão advém do estipulado, por unanimidade, em sede de reunião de Câmara de 15 de outubro e das dificuldades que sabemos que as nossas companhas estão a sentir, tanto por via da covid19, quer pela deposição de areias (embora não haja uma evidência científica que o comprove). A Arte Xávega, para nós, é uma prioridade e continuaremos a apostar nela, por todas as razões. Importa salientar a importância desta arte no panorama concelhio.

O autarca disse ainda esperar que este incentivo possa fazer com que as nossas companhas se mantenham connosco durante muito tempo”.

Foi também anunciada a adenda ao protocolo por forma a viabilizar o apoio financeiro de 5000 euros para cada uma das companhas, para os anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Igualmente foi também contemplada a possibilidade de ser concedida uma verba anual adicional de até 2500 euros, mediante a apresentação de candidatura, às companhas que pretendam realizar outros projetos ou eventos relacionados com a Arte Xávega.

Desta forma o Município de Vagos continua a reforçar apoios aos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 e a contribuir para que esta emblemática prática da Arte Xávega que é peça identitária do concelho de Vagos possa continuar a ter condições para ser exercida em pleno pelos pescadores de cada uma das Companhas que exercem tanto na Vagueira, como no Areão.