Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Dia da Região de Aveiro

Dia da Região de Aveiro
15 Outubro 2020

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro assinala, pelo sétimo ano consecutivo, o DIA da REGIÃO de AVEIRO, a 16 de outubro

Este ano 2020 assinala, igualmente, o final das comemorações dos “30 anos em Comunidade Intermunicipal” na Região de Aveiro.

Assim, para este dia, está agendada, às 17h00, a Sessão Comemorativa dos “30 anos em Comunidade Intermunicipal”, na Sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com a inauguração do monumento alusivo e o lançamento do Livro que marca esta efeméride.

À noite, pelas 21h30, o Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, recebe o concerto do Dia da Região 2020 com a Orquestra Filarmonia das Beiras e seus convidados, para o espetáculo imperdível “O meu país já não existe”.

No dia seguinte, sábado, dia 17 de outubro, às 10h30, realiza-se a abertura do Percurso Azul da Grande Rota da Ria de Aveiro, com ponto de partida em Ílhavo (Cais da Bruxa)  e fim em Vagos (Ponte da Vagueira).

Programa completoAQUI

 

Sobre o Percurso Azul da Grande Rota da Ria de Aveiro

Em torno do principal canal da Ria de Aveiro, cruzando o território dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e, parcialmente, Albergaria-a-Velha, o Percurso Azul da Grande Rota da Ria de Aveiro, pode ser percorrido em 6 dias, em 6 etapas.

É um trajeto circular onde cerca de metade do percurso decorre em piso duro (asfalto/ ciclovia/ ecopista) e o restante é em terra batida, com alguns setores em passadiço de madeira e que pode ser concretizado durante todo o ano.

Este percurso apresenta uma extensão aproximada de 131 km e encontra-se subdividido por seis etapas. 

As etapas 5 e 6 do percurso azul passam pelo município de Vagos. A etapa 5 tem início em São Jacinto/Forte da Barra e termina no Santuário de Nossa Senhora de Vagos. Tem uma extensão de 19 km com uma duração de 4h30m a pé e o nível de dificuldade é fácil. O percurso passa pelo Cais da Vagueira, Parque de Lazer da Gafanha da Boa Hora e termina no Santuário de Nossa Senhora de Vagos.

A etapa 6 deste percurso continua do Santuário de Nossa Senhora de Vagos até ao Cais de São Roque em Aveiro, ao longo de 14,4 km que se podem percorrer, a pé, ao longo de 3h30m.

O Percurso Azul é um de três percursos que fazem parte da Grande Rota da Ria de Aveiro. Para além deste, existem os percursos Dourado e Verde que, em breve, estarão igualmente terminados e prontos a serem explorados. 

A Grande Rota da Ria de Aveiro é um percurso de longa rota, neste caso com quase 600km de extensão total, que aproveita várias estruturas já existentes no território, como os percursos pedestres de pequena rota, as ciclovias, as ecopistas, algumas destas com traçados supra-regionais e/ou internacionais (ex., EuroVelo 1 –Rota da Costa Atlântica, secções 15 e 16, Ecopista do Dão, Ecopista do Vouga, Grande Rota Transeuropeia GR11-E9). 

A sua utilização pode ser feita a pé ou de bicicleta. No entanto, devido à ocupação de grande parte do território pela área lagunar da Ria de Aveiro, faz sentido que algumas ligações intermodais possam ser realizadas por via náutica.