A BALSA AGRACIADA PELO ECOEVENTO VAGOS METAL FEST

01 Setembro 2020

No passado domingo decorreu no Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira, a cerimónia de entrega do cheque do Ecoevento Vagos Metal Fest. A Balsa – Associação Pró Ria e Marina da Vagueira foi a instituição premiada com um cheque no valor de 213.40€.

A verba foi entregue pela ERSUC à Balsa – Associação Pró Ria e Marina da Vagueira, e teve relação com a quantidade de resíduos recolhidos durante o decurso do maior festival de metal em Portugal, cuja edição de 2020 não se realizou em virtude da pandemia. Em 2019 a entidade premiada foi a Associação Charcos e Companhia.

Na cerimónia de entrega do prémio, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado referiu que os municípios devem atender com cuidado a problemática ambiental e tratar de modo adequado os recursos ambientais que são de todos. Declarou, também, preocupação pelos comportamentos desadequados por parte de algumas pessoas, apesar do muito trabalho que tem sido feito pela Câmara Municipal de Vagos, nesta matéria.

Luís Salgado, da produtora Amazing Events, entidade responsável pela organização do Vagos Metal Fest, realçou o “comportamento exemplar dos festivaleiros em 2019” e afirmou que, desde a primeira hora que o Vagos Metal Fest está em sintonia com os valores da defesa do ambiente.

José Calhôa, do Concelho de Administração da ERSUC, congratulou-se com o excelente comportamento dos festivaleiros que já havia sido exemplar em 2018 e que melhorou em 2019.

Joaquim José, Presidente da Direção da Associação Balsa – Associação Pró Ria e Marina da Vagueira, recebeu o cheque das mãos de José Calhôa, tendo Nelson Costa, Presidente da Assembleia Geral, agradecido o prémio recebido.

O Ecoevento é uma iniciativa da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro S.A, que desafia os organizadores de eventos culturais, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos. Esta iniciativa promove a prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para a reciclagem das quantidades recolhidas no evento. A classificação de Ecoevento atribui à iniciativa um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade ambiental aos participantes.