Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Ciclo de Conferências sobre Alterações Climáticas, a Floresta e o Mar e a Ria

20 a 22 Jul '17
Ciclo de Conferências sobre Alterações Climáticas, a Floresta e o Mar e a Ria
foto

O Espaço Museológico da Vagueira, acolhe, de 20 a 22 de julho de 2017, o Ciclo de Conferências com abordagem a temas ligados ao ambiente.

O Espaço Museológico da Vagueira, acolhe, de 20 a 22 de julho de 2017, o Ciclo de Conferências com abordagem a temas ligados ao ambiente.

Esta ação faz parte das atividades de educação ambiental no âmbito da Bandeira Azul cujo tema, deste ano, é O TEU PLANETA É A TUA TERRA, no sentido de “para cuidar do Planeta devemos começar por cuidar da nossa terra”.

No dia 20 de julho, o Professor Doutor Carlos Borrego irá apresentar o tema  “Alterações Climáticas”, pelas 18h30, onde abordará o papel das autarquias no contexto de Alterações Climáticas, em específico, o caso de Vagos no panorama global.

No dia 21 de julho, o tema “A Floresta” será apresentado pela Dr.ª Rosa Pinho, pelas 18h00, um tema que trata o importante património natural que a floresta integra e que tem sofrido constantes pressões e ameaças que conduzem à sua progressiva degradação e destruição.

No dia 22 de julho, a conversa dedicada ao tema ‘O Mar e a Ria’, apresentada pela a Doutora Fátima Alves, pelas 17h30, pretende “contribuir para o conhecimento da NOSSA terra e refletir sobre como podemos contribuir no nosso dia-a-dia para cuidar dela e assim, contribuir para cuidar do PLANETA”.

Este ciclo de conferências tem como objetivo fomentar uma tomada de consciência dos danos que a atividade humana causa ao ambiente e o que está ao nosso alcance para os travar, começando na nossa casa, no nosso bairro, na nossa terra.

O Ciclo de Conferências tem entradas gratuitas bastando comparecer no local nos dias e horas agendados.


Notas curriculares:

Carlos Borrego
Carlos Borrego é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro. Há mais de 40 anos que trabalha no domínio do ambiente, representando Portugal em organizações científicas internacionais, em comissões de investigação e avaliação de estratégia ambiental e de desenvolvimento sustentável. Foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais (XI e XII Governos) e Vice-Reitor para a Investigação na UA. É membro do Laboratório Associado CESAM e do Grupo de investigação em Emissões, Modelação e Alterações Climáticas – GEMAC, estando envolvido em 28 projetos europeus e nacionais, realizado mais de 800 publicações (154 com revisão interpares) e foi editor ou coeditor de 16 livros. É Diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento, Delegado Nacional ao Programa-Quadro de Investigação & Inovação (I&I) (Ação Climática e Ambiente) da UE, Diretor da EURASAP – European Association for the Science of Air Pollution e Diretor do IDAD – Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, unidade da UA para a cooperação com a Sociedade, onde desenvolve consultoria profissional e atividades do projeto

Rosa Pinho
Rosa Maria Ferreira Pinho licenciou-se em 1988 em Biologia pela Universidade de Aveiro, onde desenvolveu o estágio científico em Taxonomia das Plantas Vasculares. É Mestre em Ciências das Zonas Costeiras, pela Universidade de Aveiro.
A sua área de trabalho tem sido a Taxonomia das Plantas Vasculares, a Ecologia Vegetal e a Educação e sensibilização Ambiental, divulgação e comunicação de ciência. É Curadora do Herbário da Universidade de Aveiro desde 1993. Tem desenvolvido várias atividades na área da Educação Ambiental, envolvendo as escolas e o público em geral. É autora de vários livros, obra completa e/ou capítulos, assim como artigos de carácter cientifico, técnicos, cientifico-pedagógicos e de divulgação em revistas e jornais.
Participou como responsável pela componente Flora e Vegetação em inúmeros Estudos de Impacte Ambiental, Monitorizações Ambientais e Planos de Ordenamento de Áreas Protegidas.
Tem desenvolvido trabalhos em áreas com abundante flora exótica (Matas, Parques e Jardins) com destaque para a coordenação botânica do Projeto SIG Parque de Serralves, para o Plano de Requalificação da Mata Nacional do Buçaco e para o Projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats) LIFE+.
Participa na elaboração de percursos da natureza, sendo responsável pela componente flora e vegetação.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Estudar e dar a conhecer a flora e os seus habitats e a sua importância é uma das suas maiores preocupações, participando em várias ações da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva).


Fátima Alves
Fátima Lopes Alves, é licenciada em Planeamento Regional e Urbano e doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ambiente e Ordenamento e investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro. Com mais de 25 anos de experiência profissional e de investigação na área da Gestão Integrada das Zonas Costeiras e Marinhas. Possuiu uma longa experiência em consultadoria para organizações públicas e privadas e em coordenação de equipas multidisciplinares, tento co-coordenado a equipa de desenvolvimento do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional e de vários Planos de Ordenamento da Orla Costeira em Portugal Continental e nas Ilhas dos Açores. Participou em projetos de investigação de cariz nacional e internacional sobre ordenamento do espaço marítimo e das zonas , alterações climáticas e serviços dos ecossistemas.

Cartaz

Horário:

No dia 20 de julho: 18h30
No dia 21 de julho: 18h00
No dia 22 de julho: 17h30

Local:
Espaço Museológico da Vagueira
Organização:
Município de Vagos