Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

CINE-CONCERTO VAMPIRO

12 Ago '19
CINE-CONCERTO VAMPIRO
foto_02
foto_01
O Espaço Museológico, na Praia da Vagueira, recebe, no dia 12 de agosto, pelas 21h30, o Cine-Concerto "Vampiro". 

Com:

Gonçalo Parreirão - guitarra, bandolim, trompete, piano e sintetizadores

João Amorim - trompete, guitarra e bouzouki irlandes

Paulo Silva - bateria e percussões

 

"VAMPYR foi rodado em 1930 graças a uma encomenda proveniente do Barão Nicolas de Gunzburg que é também o intérprete de Alan Grav. Trata-se de um dos objectos mais míticos da história do cinema, não só pela referência emblemática ao mundo fantástico dos vampiros, mas também pelo facto de serem extremamente raras as suas cópias.

VAMPYR é um filme cujo fascínio não pode senão redobrar com a passagem dos anos. O seu segredo (se é que há) reside, talvez, muito simplesmente na crença directa na linguagem cinematográfica como acontecimento que longe de reproduzir o mundo das aparências, o inventa, desagrega e, de algum modo, o faz renascer - história de vampiros, portanto. Rever e reler VAMPYR sob essa luz será, seguramente, um desafio empolgante e talvez descubramos na obra final de Dreyer – GERTRUD (1964) - o mais radical libelo já filmado contra o trabalho social das aparências."

Música: O acompanhamento musical ao vivo no formato cine-concerto para o filme “Vampiro” de Carl Th. Dreyer é a proposta do músico Gonçalo Parreirão. Após algumas intervenções em grupo com a Associação Fila K, apresenta-se desta vez a solo numa opção multi-instrumentista (guitarra, piano, bandolim, trompete, baixo, sintetizador e percussão), a par com uma prévia recriação de sons (foley), assim como, a adaptação do filme para quadrifonia.

Nota biográfica: Gonçalo Parreirão começou com o projeto Red Italian Hunter (com Frederico Nunes e Tiago Vaz) em 2012. Atualmente apresenta-se a solo como K. Wolf ou em duo nos Busted Kittens (com o baterista/percussionista Paulo Silva), onde musicam filmes mudos ao vivo.

No ano de 2016 criou a banda sonora para uma peça do TEUC e desde então colaborou com os teatros Loucomotiva - Grupo de Teatro de Taveiro e TEP na composição musical. 

 

Organização – Câmara Municipal de Vagos
Parceria – Fila K Cineclube

 

Entrada Livre!