Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Porquê Investir em Vagos?

Investir em Vagos

Vagos localiza-se na linha costeira, no centro norte de Portugal. As infraestruturas e equipamentos de que dispõe permite acessibilidades rodoviárias, que por sua vez se traduzem em acesso rápido e fácil a centros de distribuição, de consumo e de produção.

Porque deve considerar Vagos na hora de escolher um local para realizar a sua intenção de investimento?

1. Localização geográfica estratégica e acessibilidades

Geograficamente Vagos localiza-se na segunda maior área territorial do país, a seguir à região do Alentejo: a região Centro, à latitude N 40º33’ 1.191’’ e longitude W 8º 41’ 4.8912’’.

À sua centralidade geográfica nacional, junta-se o seu posicionamento estratégico na ligação costeira entre o distrito de Aveiro e o distrito de Coimbra. Assim, Vagos é facilmente acessível por carro, autocarro, comboio e por avião:

  • Servida pela Estrada Nacional 109;
  • Acesso direto à autoestrada A17;
  • Apenas a 17 km da autoestrada A1 (com ligação ao aeroporto do Porto – 90km - e de Lisboa – 200km)
  • 18km do acesso à autoestrada A25 (ligação direta a Espanha)
  • 14km da estação de comboios de Aveiro. 

2. Incentivos ao investimento e à criação de emprego

A região Centro de Portugal, assim como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (região de Aveiro), das quais Vagos é parte integrante, são regiões prioritárias na atribuição de fundos comunitários Portugal 2020 e Centro 2020 de apoio ao investimento.

3. Qualidade de vida

Vagos é uma vila rica em diversidade: diversidade de paisagens que vão desde as suas 3 praias, até à intensa mancha florestal e ao interior rico em espaços verdejantes; diversidade de equipamentos e infraestruturas (sociais, escolares, desportivas), diversidade acessibilidades, diversidades de eventos… permitindo ter, também, diversidade na qualidade de vida.

4. Apoio municipal ao investimento

Para a Câmara Municipal de Vagos, o apoio ao investimento é uma prioridade estratégica e, para isso, foram criadas as seguintes condições: a criação de um regulamento de projetos de interesse municipal, infraestruturas e equipamentos como a Zona Industrial de Vagos, o Parque Empresarial de Soza, Polos Industriais e a Incubadora de Empresas.

5. Centros de transferência de conhecimento

Proximidade com a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto.

Vagos dispõe de oferta educativa local diversificada (ensino público e ensino profissional).