Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Palacete Visconde de Valdemouro

centro da vila

Este palácio foi, outrora, residência oficial e propriedade do Visconde de Valdemouro. Nascido em Lisboa, era também pertença deste Visconde o jardim público e algumas praias de junco que existiam na proximidade deste palácio.

Este palecete foi comprado, em certa altura, pelos administradores do Concelho face à intenção do Visconde em regressar definitivamente a Lisboa.

Assim, em sessão camarária, realizada em 31 de março de 1925 foi assinada a escritura de compra do Palacete Valdemouro. Após a aquisição deste Palacete, a Câmara Municipal resolveu instalar no edifício os serviços escolares do Concelho, passando aí a funcionar as Escolas Primárias.

Referência importante é a descrição do brasão do Palacete: escudo esquartelado - no primeiro quartel, as armas dos Rodrigues; no segundo, as armas dos Francos; no terceiro, as armas dos Pessoas; no quarto, as armas dos Matos. Elmo de prata aberto, selo dos Rodrigues - meio leão de ouro com uma flor de liz vermelha na espádua e por diferença uma brica de prata com um trifólio verde (Santos, Sandra: 2003, 34-35, in Vagos – Memórias de um povo lutador).