A operação “Requalificação do Espaço Público adjacente à Avenida Doutor Lúcio Vidal – Fase 2: Requalificação do Espaço Público em articulação com a Praça do Município” surge no seguimento da Fase 1 (Demolição do antigo Centro de Saúde e Requalificação do Respetivo Espaço), contemplando a expansão do espaço verde público, dedicado ao recreio e lazer e à contemplação da paisagem, devidamente articulado com a malha urbana.

À semelhança do espaço verde executado na Fase 1, o desenho desta área inspira-se na paisagem de Vagos, possuindo um traçado ortogonal baseado nas parcelas agrícolas e florestais, cortado por um percurso biomórfico, representando o rio Boco. A ortogonalidade do desenho pretende também uma relação com os espaços envolventes, criando uma maior coerência a nível do espaço público, ao mesmo tempo que um novo espaço para a população.

A área de intervenção localiza-se no centro urbano da vila de Vagos, próximo do núcleo urbano tradicional, e é contígua à Avenida Doutor Lúcio Vidal (EN333), que corresponde a uma das principais entradas na vila de Vagos, encontrando-se adjacente ao espaço verde existente.

Os principais objetivos desta operação dizem respeito à revitalização do espaço, à melhoria do ambiente urbano e à promoção da continuidade do centro urbano. Visa a requalificação de uma área anteriormente utilizada como estacionamento desordenado, no sentido de desenvolver um espaço público de referência, apoiado no propósito de contemplação da paisagem lagunar, e perfeitamente articulado com a intervenção na Fase 1 desta ação e articulada com a intervenção prevista para a Praça do Município, valorizando assim uma das principais portas de entrada na vila de Vagos.

A presente operação encontra-se consagrada em dois documentos orientadores vocacionados para a regeneração e reabilitação urbana de Vagos:

o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) da Vila de Vagos e o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Vagos.

Quanto ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Vagos, a operação enquadra-se no eixo 1, relativo à coesão espacial, funcional e social, estando associada aos seguintes objetivos:

• Valorizar o espaço público, articulando os diversos espaços que o compõem e promovendo a sua vertente multifuncional;
  • Articular a cota alta com a cota baixa, estabelecendo ligações francas e diretas entre a vila e a marginal do rio Boco e valorizando os sistemas de vistas sobre a frente lagunar.

O valor de investimento total ascende a 172.406,71 €, ao qual corresponde um montante elegível de 172.406,71 € e um apoio financeiro FEDER de 146.545,71€, correspondente a uma taxa de financiamento de 85%.

Trata-se de uma candidatura apoiada por fundos da União Europeia, cofinanciada em 85% pelo Programa Operacional Regional - Centro 2020, no âmbito do Aviso CENTRO-16-2018-03 relativo a operações enquadradas nos PEDU no âmbito da prioridade de investimento 6.5 “PI 6.5 adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído”, inscrita no “Eixo Prioritário 7 - Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios (CONSERVAR) ” do Programa Operacional Regional (POR) Centro 2020, sobre a designação de PI 6e.”

Ficha do Projeto

Ficha do Projeto-CENTRO2020