Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Comemorações do Dia Internacional dos Museus com visitas gratuitas ao Museu do Brincar e Casa-Museu Gandaresa

18 Mai '24
Comemorações do Dia Internacional dos Museus com visitas gratuitas ao Museu do Brincar e Casa-Mus...

Nos próximos dias 18 e 19 de maio, o Município de Vagos irá comemorar o Dia Internacional dos Museus que acontece todos os anos no dia 18 de maio.

O tema deste ano é “Museus para a Educação e a Investigação” que pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

Neste sentido, no dia 18 de maio, o Museu do Brincar vai estar aberto, para visitas gratuitas, entre as 10h00 e as 22h00, sendo que aqui será possível também participar no atelier “Quantos Queres”, dinamizado ao longo do dia. O Museu volta a ter entradas gratuitas no feriado municipal, dia 20 de maio, no horário habitual.

No dia seguinte, dia 19 de maio, a Casa-Museu Gandaresa abre portas, entre as 10h00 e as 12h00, para todos aqueles que a pretenderem visitar e conhecer um pouco mais sobre a cultura gandaresa. O Grupo Folclórico de Santo António de Vagos dinamizará visitas gratuitas à casa gandaresa com oferta, no final, de café de borras e pão de ló. Para os mais pequenos, aqui poderá ser possível participar em algumas tarefas que antigamente eram realizadas pelos mais pequenos como a escolha de feijões e debulha de milho.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM e comemorado anualmente no dia 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.