Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Igreja paroquial de São Martinho de Ouca

Século XV | Século XVIII | 1977

Imagem Ouca(site)A igreja de São Martinho de Ouca foi inaugurada a 14 de agosto de 1977, com o projeto modernista do arquiteto Pedro Corujo Bernardes, de 21 de novembro de 1974. Dada a impossibilidade de recuperação da capela do século XVIII, que havia reformulado um primitivo edifício existente desde o século XV, decidiu-se a construção de um novo edifício.

Tem plano trapezoidal, tendo na fachada um alpendre coberto a enquadrar a torre sineira e a servir de resguardo à entrada.

O arranjo do espaço interior foi concebido de maneira a criar-se uma assembleia em volta do altar, segundo as orientações pós-conciliares. Este, o sacrário e a pia batismal constituem um conjunto simples e integrado junto à parede do fundo, decorado com peças dos retábulos de talha setecentista primitivos, contrastando com a estrutura em betão aparente da nave.

Além da imagem de São Martinho, em calcário policromado do século XV, do seu património destacam-se as sobreviventes imagens de São Sebastião e São Tomé do século XVI-XVII, e da Nossa Senhora das Virtudes, do século XVIII, em madeira, assim como as imagens processionais do Senhor dos Passos, de 1958, da Virgem da Soledade e do Sagrado Coração de Jesus, do escultor José Ferreira Thedim e a imagem de São José do escultor Luciano Thedim.

A Paróquia de Ouca foi instituída em 8 de junho de 1956, desanexada da área da Paróquia de São Miguel de Soza, e é constituída pelos lugares de Ouca, Carregosa, Rio Tinto e Tabuaço.

A festa em honra de São Martinho celebra-se no 2º domingo de novembro e a festa em honra da Nossa Senhora das Virtudes e do Mártir São Sebastião no 2.º domingo de agosto.

Cronologia:

  • 1240-10 – Doação de três casais em Ouca à igreja de São Cristóvão de Almedina de Coimbra pelo cónego Gil Martins Digal.
  • 1290 - Ouca parece registada no Rol das Cavalarias do Vouga como "Auca".
  • 1448 - Aquisição da Quintã de Ouca por Diogo de Ataíde da Casa de Atouguia e D. Brites Leitão, fundadora do Convento dominicano de Jesus de Aveiro, passando esta grande propriedade para a gestão conventual, e onde se fabricou o tijolo necessário para a edificação do convento.
  • 1479 - Ouca foi um antigo padroado da Comenda de Soza (Ordem de São Tiago), embora a quinta de Ouca pertencesse ao Convento de Jesus de Aveiro, por doação da sua primeira prioresa, D. Brites Leitão, viúva de Diogo de Ataíde da Casa de Atouguia. Nesta quinta existiria outra capela com devoção a São Gonçalo e São João Batista, quinta que abrangia um círculo de quatro léguas e possuía, no Lobato, um porto de mar com portagem.
  • 1514-08-12 - Referida no foral de Vagos como "Ouqua".
  • 1655 – Referência à Ermida de Ouca nos assentos paroquiais de Soza.
  • 1725-12-14 - Reconstrução da capela de Ouca, obra arrematada por Manuel Ribeiro de Salgueiro, estando por concluir nesta data.
  • 1747-09-08 - A capela encontrava-se em ruína, com o telhado da capela-mor "todo esburacado e o forro caindo aos bocados, velho e podre". Nesta data não tinha altar, apenas uma mesa com toalha e a imagem do santo encostado à parede, sem nicho ou retábulo algum onde se pudesse celebrar, pelo que foi retelhada, rebocada e forrada de altar de madeira.
  • 1758 - A Memória paroquial de Soza informa que tinha ao culto, além da imagem de São Martinho, uma imagem de Nossa Senhora das Virtudes e uma imagem de São Sebastião nos seus altares, com Irmandade das Almas.
  • 1799-01-31 - Após obra de reedificação e ampliação da capela iniciada em 1787, os moradores de Ouca pedem revista da capela e licença de retoma do culto.
  • 1956-06-08 - Instituição da Paróquia de São Martinho de Ouca.
  • 1977-08-14 - Inauguração da igreja de Ouca.

___________________

IPA.00026442 - Rua da Igreja

Portugal, Aveiro, Vagos, Ouca

Tradução:PARISH CHURCH OF ST. MARTIN OF OUCA