Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Igreja paroquial de Santo André de Vagos

1979

Igreja Santo Andre(site)A construção da igreja paroquial de Santo André iniciou-se em 1979, sendo o projeto da autoria dos engenheiros José Armando Pires Roque e A. Fernandes Pereira.

Trata-se de uma construção moderna pós-conciliar que ficou concluída em 1983.

Na fachada predomina a tijoleira de cerâmica vermelha revestindo a torre sineira. O interior é composto por um espaço amplo de nave principal e coro, integrando, na parede fundeira, presbitério subido com o altar da celebração, enquadrado ao centro pela imagem de Cristo crucificado, com presidência, ambão e pia batismal em pedra mármore. Ao culto, estão expostas as imagens de Santo André, de 1982, do Sagrado Coração de Jesus, da Nossa Senhora de Fátima, de Santa Luzia e do Mártir São Sebastião, contemporâneas da construção. Tanto o teto da igreja como o rodapé alto são em madeira.

Como curiosidades toponímicas ligadas a esta freguesia, encontramos o lugar de Vigia, que se pensa que deve o seu nome a uma torre que defendia a região dos ataques de pirataria, o lugar de Sanchequias que estará intimamente ligada à presença do rei D. Sancho I nestas localidades e o lugar de São Romão, doado à ermida de Santa Maria de Vagos, em 1190.

A Paróquia de Santo André de Vagos foi criada em 29 de junho de 1956, desanexada da Paróquia de Vagos, e é constituída pelos lugares de Santo André, Ervedal, Sanchequias, Vergas, Vigia, Atrás-da-Moita e São Romão.

A festa em honra de Santo André de Vagos celebra-se a 30 de novembro.

Cronologia:

  • 1979 – Aquisição de terreno e doação de terrenos de Amândio Lourenço e Armindo Amarante para a nova igreja paroquial.

___________________

Estrada Nacional 109

Portugal, Aveiro, Vagos, Santo André de Vagos

Tradução:PARISH CHURCH OF ST ANDREW OF VAGOS