Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Igreja paroquial de Nossa Senhora da Luz de Ponte de Vagos

1900 | 1974 | 2011

senhoradaluz(site)A igreja paroquial de Nossa Senhora da Luz de Ponte de Vagos foi construída em 1974, com projeto inovador da autoria do arquiteto António Flores Ribeiro do SNIP - Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado de março de 1971. Foi profundamente requalificada em 2009 com o projeto do arquiteto Rúben Martinez e inaugurada no dia 8 de setembro de 2011, pelo bispo D. António Francisco dos Santos.

A igreja, de 1974, substituiu a primitiva capela de Nossa Senhora da Luz, construída em 1900 e demolida em 1972.

No seu interior, existe ao culto a imagem de Nossa Senhora da Luz, segurando o facho de luz e o menino, adquirida em 2011, a imagem de Cristo crucificado de grande dimensão em madeira e o sacrário modernista, com figuração na porta da ceia de Jesus na casa de Marta.

Resguardam-se as primitivas imagens de Nossa Senhora da Luz, de Santo António, do Sagrado Coração de Jesus em gesso policromado, de Nossa Senhora da Ajuda, de Nossa Senhora das Dores, de São Bento e de Nossa Senhora de Fátima. Ainda, no interior, do lado esquerdo do presbitério, vê-se um vitral sobre a eucaristia.

A Paróquia da Ponte de Vagos foi criada no dia 11 de dezembro de 1961, desanexada da Paróquia de Calvão, pelo bispo D. Domingos da Apresentação Fernandes, e é constituída pelos lugares do Canto da Igreja, Carvalhais, Palhal, Fontainhas, Canto de Baixo e Vale.

A festa em honra de Nossa Senhora da Luz é celebrada a 8 de setembro.

Cronologia:

  • 1900 - Construção da primitiva capela de Nossa Senhora da Luz de Ponte de Vagos.
  • 1961-12-11 - Instituição da Paróquia da Ponte de Vagos, desmembrada da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Calvão.
  • 1972 - Demolição da primitiva capela da Nossa Senhora da Luz.

___________________

Rua Armando Santos Neto

Portugal, Aveiro, Vagos, União das freguesias de Ponte de Vagos e Santa Catarina

Tradução:PARISH CHURCH OF OUR LADY OF LIGHT OF PONTE DE VAGOS