Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

capela de Nossa Senhora de Fátima da Gândara

A capela de Nossa Senhora de Fátima, do lugar da Gândara, foi mandada construir, em 1931, pelo povo e pelo padre Augusto Gomes da Silva, com projeto de março de 1928, oferecendo o padre Abílio de Oliveira Ventura o terreno para a sua construção.

Tem arquitetura simples com telhado de duas águas e torre sineira na lateral esquerda, com a ventana sineira frontal encimada pelo relógio, terminada numa cúpula contracurvada e uma cruz. Tem fachada em empena com um pequeno telhado de proteção ao portal, encimada por uma janela quadrada com cruz de Portugal, rematada com uma cruz no vértice. Na nave e na capela-mor foi aplicado lambrim de azulejo de padrão quadrilobado.

O seu interior guarda a imagem da Virgem do Rosário de Fátima, titular, e as imagens do Sagrado Coração de Jesus, de Santa Teresa de Lisieux e um Cristo crucificado, ofertas de Manuel Micael, oferecendo igualmente a lâmpada do santíssimo e o douramento do altar e banqueta. Conserva também as imagens de Santo António e de São José, em gesso policromado.

Teve obras de beneficiação em 1950, tendo sido aplicado lambrim de azulejos na nave e, em 1963, colocou-se o soalho em madeira e instalou-se eletrificação.

A festa em honra de Nossa Senhora de Fátima da Gândara é celebrada no terceiro domingo de agosto.

CHAPEL OF OUR LADY OF FATIMA OF GÂNDARA