Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Capela de Nossa Senhora da Graça de Salgueiro

A capela de Nossa Senhora da Graça de Salgueiro iniciou a sua reconstrução em novembro de 1979, com o projeto de ampliação do arquiteto Óscar Graça, projeto que alteraria profundamente a arquitetura primitiva, suprimindo a capela-mor, o púlpito e inutilizando todos os anteriores retábulos neoclássicos. A obra ficaria concluída a 10 de abril de 1981.

Guarda a primitiva escultura renascentista da Virgem com o menino, atribuída ao escultor de Coimbra, João de Ruão, ou a um dos seus seguidores (Diogo Jacques ou Tomé Velho) e imagem setecentista de São Sebastião, em madeira. Expõe, ao culto, a imagem de Nossa Senhora da Graça, em madeira, do escultor Guilherme Ferreira Thedim, de 1969, e as imagens de São Sebastião e da Virgem do Rosário de Fátima, esculpidas na Oficina Casa Fânzeres, de Braga.

A capela terá sido, primitivamente, dedicada a São Tiago e teve, desde o século XVI, sucessivas reedificações, sendo seu instituidor Bento de Almada, em 1721. Em 1725, é entregue aos moradores do lugar, que pedem a construção de um novo templo em 1732 e que seria reconstruído em 1786.

A festa em honra de Nossa Senhora da Graça celebra-se no último domingo do mês de agosto.

CHAPEL OF OUR LADY OF GRACE OF SALGUEIRO