Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Exposição “Lugares Múltiplos” de Ana Aragão na Praia da Vagueira

05 a 07 Set '14
Exposição “Lugares Múltiplos” de Ana Aragão na Praia da Vagueira
logo
link face
O largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira, tem em exposição, de 5 a 7 de setembro, “Lugares Múltiplos”, de Ana Aragão, que estará aberto ao público a partir das 15h00.
O largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira, tem em exposição, de 5 a 7 de setembro, “Lugares Múltiplos”, de Ana Aragão, que estará aberto ao público a partir das 15h00.

Lugares Múltiplos é um projecto sobre a identidade da Região de Aveiro, reinventada através do imaginário gráfico de Ana Aragão. Uma história aos quadradinhos que retrata uma viagem pessoal por 11 Municípios: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Sempre à mão, e de memória, a autora vai desenhando, um a um, os 99 azulejos que compõem o seu mapa. As peças do jogo poderão ser vistas em cada um dos locais, à vez, para que seja o visitante a última peça a completar o puzzle.

Cada um dos 11 destinos desta viagem dá origem a 9 desenhos, em forma de azulejos. Essas peças isoladas compõem a imagem do Concelho, que será associada à imagem do Concelho seguinte, e aí por diante, até se perfazer um puzzle de 99 peças.

O universo representado retrata não só o património material, mas sobretudo o património imaterial, rico em memórias, costumes, vivências, falares. Os desenhos procuram transformar tudo aquilo que é invisível aos olhos em imagens para ver, e questionar. Como se constrói a imagem de um lugar? Como se guarda o território em imagens que podemos levar connosco?

Neste projecto a autora colecciona os desenhos que vai fazendo, um a um. E expõe-nos nos próprios lugares, na expectativa que a relação entre realidade e representação/instalação contribuam para um olhar crítico acerca dos lugares que são os nossos.

Os territórios do passado tornam-se espaços presentes, futuros, de orgulho, de espelho. É o habitante que se revê na representação e nos elementos que consegue reconhecer, quem dá sentido ao projecto. E é o visitante ocasional, que conhece um pequena parte do território através dos desenhos, aquele que dá sentido à investigação.

Finalmente, o grande painel de azulejos revelará o mapa imaginário de um território unido pela sua inexplicável relação com a água, e com a terra.
Horário:
15h
Local:
Largo Parracho Branco - Praia da Vagueira