CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E DE IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA - 2021

08 Junho 2021

Tem início no próximo dia 1 de julho, decorrendo até ao dia 15 de julho, a campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica de cães que irá percorrer todas as freguesias do Município de Vagos.

As datas, horas e locais das concentrações encontram-se afixadas em cartazes nas sedes das Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal, em alguns estabelecimentos comerciais bem como nas páginas oficiais do município em www.cm-vagos.pt e na página de Facebook do Gabinete Veterinário Municipal de Vagos.

A presente campanha é destinada exclusivamente a cães e a vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de 3 anos, no entanto, a licença da Junta de Freguesia mantêm-se obrigatória, com periodicidade anual.

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip).

Todos os detentores de cães que compareçam a esta campanha deverão fornecer, na altura, os seguintes dados, unicamente para efeitos de preenchimento da ficha de registo SIAC (microchip): nome completo; morada; BI ou CC; NIF; contacto telefónico.

Este ano, devido à pandemia, deverão ser respeitadas as seguintes regras de funcionamento:

• Um acompanhante por animal, salvo se for menor ou carecer de assistência prevista na lei;
  • Distância física de 2 metros enquanto aguardam a sua vez;
  • Máscara obrigatória;
  • Desinfeção das mãos à entrada e saída.

O microchip é um ato único e vitalício de identificação do seu animal, permitindo que em caso de perda ou furto do seu animal, identificar o seu dono, e que o mesmo seja encontrado por alguém ou recolhido pelo canil municipal.

A colocação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após julho de 2008 e o mesmo deve ser implantado entre os 3 e os 6 meses de idade.

As taxas a aplicar pelos Serviços Oficiais de vacinação antirrábica, bem como o valor dos impressos são, para o ano de 2021, conforme estabelecido no n.º 2 do artigo 2º da Portaria n.º 264/2013, de 16 de agosto, as constantes no Despacho do Ministro do Estado e das Finanças e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, n.º 6756/2012, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 97, de 18-05-2012, nomeadamente:

• Vacinação Antirrábica – 10 euros (validade de 3 anos)
  • Microchip | registo SIAC - €2,5
  • Boletim Sanitário - €1,00

Para quem não possa estar presente nestes horários, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica poderá ser efetuada, por marcação prévia, mediante a cobrança das mesmas taxas das concentrações, no Gabinete Veterinário Municipal, situado na antiga central de camionagem, junto ao mercado municipal de Vagos, no seguinte horário: quartas-feiras, das 14h às 17h.

Para mais esclarecimentos, poderão contactar através do 234799600 ou pelo e-mail helena.sousa@cm-vagos.pt.

Pode consultar, AQUI, as datas, horas e locais das concentrações.