Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

HASTEAR DA “BANDEIRA AZUL”, “PRAIA ACESSÍVEL” E “PRAIA QUALIDADE OURO” NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE VAGOS

image title
28 Junho 2019

As praias da Vagueira e Areão conseguiram arrecadar, mais um ano, os Galardões da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Praia Qualidade Ouro”, sinónimo de qualidade ambiental, segurança e acessibilidade das praias.

O hastear, destes galardões, está previsto para dia 28 de junho, às 10h00 na Praia do Areão e às 10h30 na Praia da Vagueira.

O Galardão da Bandeira Azul, criado em 1987 pela Associação Bandeira Azul da Europa, atribuiu, este ano, a 31.ª Bandeira Azul à Praia da Vagueira e a 12.ª Bandeira Azul à Praia do Areão, premiando a qualidade ambiental destas zonas costeiras.

A atribuição do galardão “Praia Acessível”, atribuído pelo Instituto Nacional de Reabilitação, garante, aos utilizadores com mobilidade condicionada, as melhores condições de segurança e acessibilidades às praias do município.

A Bandeira Azul é o símbolo atribuído, anualmente, às marinas/ portos de recreio e praias que satisfaçam um conjunto de critérios no âmbito da educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água balnear.

Como tem sido hábito, iremos contar com as crianças que frequentam os CATL ( Centro de Atividades de Tempos Livres) das Instituições do concelho para nos brindarem com uma atividade subordinada ao tema, deste ano, “Do Rio ao Mar sem Lixo”.

Grande parte do lixo marinho tem a sua proveniência em terra, sendo os rios os maiores meios de transporte de materiais sólidos até ao mar. O maior destaque vai para o plástico. Existem cinco “ilhas” deste material: duas no Oceano Atlântico, duas no Oceano Pacífico e uma no Oceano Índico. Está na hora de parar para pensar nas consequências dos nossos comportamentos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

A Época Balnear, para este ano, decorre de 22 de junho a 8 de setembro de 2019.