Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO GANHA

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO GANHA
20190416_163751
img_1414
18 Abril 2019

Decorreu, no dia 16 de abril de 2019, pelas 14h30, no edifício da Junta de Freguesia da Gafanha da Boa Hora, em Vagos, a apresentação pública do projeto GANHAGestão sustentável de Acacia spp: controlo Natural e outras metodologias para recuperação de Habitats em Áreas Classificadas. 

Após a apresentação em sala foi realizada uma ação formativa, no Perímetro Florestal de Vagos, com a finalidade de divulgar técnicas de controlo manual através do descasque das acácias. O descasque compreende uma técnica de controlo com elevada taxa de sucesso na mortalidade das acácias (Acacia dealbata), dado restringir o acesso da planta aos nutrientes provenientes da raiz.

Este projeto, que teve início no ano de 2017, propõe efetuar, até ao ano de 2020, ações de gestão de plantas invasoras em 18 Áreas Classificadas cuja conservação está ameaçada, entre outros factores, pela invasão por acácia-de-espigas (Acacia longifolia), mimosa (Acacia dealbata) e/ou austrália (Acacia melanoxylon).

Financiado pelo POSEUR este projeto pretende fomentar o controlo de espécies lenhosas invasoras, e tem como beneficiários a Universidade de Coimbra (beneficiário líder, através do Centre for Functional Ecology), a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a Câmara Municipal de Vagos e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel; participa ainda a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

Mais info: http://invasoras.pt/projecto_ganha/