Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Foto2 1 1024 2500
Semana mobilidade copy 1 1024 2500
13 Setembro 2018

Combina e move-te! 

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE 2018 (SEM) é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio político e financeiro da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia.

O objetivo da campanha, que decorre desde o dia 16 até ao dia 22 de setembro, é possibilitar, às localidades, a oportunidade de testar alternativas de transporte sustentável. Ao incentivar a escolha de meios de transporte sustentáveis, como andar a pé e de bicicleta, podemos reduzir as nossas emissões de carbono, melhorar a qualidade do nosso ar e tornar as nossas cidades locais mais agradáveis para se viver e trabalhar. O tema, deste ano, é Combina e move-te!

A semana culmina com o evento “Dia Sem Carros”, onde vilas e cidades participantes fecham, durante todo o dia, uma ou várias zonas ao tráfego automóvel, circulando apenas peões, ciclistas e transportes públicos.

São mais de 2.500 localidades que participam na SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE e Vagos faz parte dessa lista de localidades há já vários anos.

 

Nesse sentido, o Município de Vagos, juntamente com o Agrupamento de Escolas de Vagos, encontram-se a desenvolver, para essa semana, atividades de sensibilização junto da comunidade escolar, tais como:

  • No Dia Europeu sem Carros, dia 22 de setembro, a Avenida Padre Alyrio de Melo (rua entre a EB 2,3 e Secundária de Vagos) estará encerrada ao tráfego automóvel, entre as 7h e as 19h, sendo permitida, apenas, a mobilidade a peões, ciclistas, veículos prioritários e transportes públicos.
  • Visionamento de filme promocional da campanha “Combina e Move-te” nas zonas comuns das escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos, nos ecrãs do espaço do cidadão da Câmara Municipal de Vagos e da Biblioteca Municipal João Grave.
  • Afixação de cartazes de sensibilização para a campanha “Combina e Move-te” nas escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos e edifícios públicos (Câmara Municipal, Biblioteca Municipal João Grave, Piscinas Municipais, Estádio Municipal, etc.).
  • Realização de cartazes de sensibilização para a campanha “Combina e Move-te” pelos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Vagos.
  • Realização de atividades letivas e de aulas, na Avenida Padre Alyrio de Melo (rua entre a EB 2,3 e Secundária de Vagos), que estará encerrada ao tráfego automóvel, entre as 7h00 e as 19h00, sendo permitida, apenas, a mobilidade a peões, ciclistas, veículos prioritários e transportes públicos.

 

Quer participar na SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE para além de 16 a 22 de setembro?

As empresas, as ONG, escolas e outras partes interessadas que pretendam envolver-se na campanha da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE são incentivadas a registar a sua AÇÃO PARA A MOBILIDADE on-line.

Ao contrário da participação na SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE, as AÇÕES PARA A MOBILIDADE podem ser realizadas em qualquer altura do ano, por qualquer entidade e não exclusivamente pelos Municípios. Divulgue ao mundo quais as ações que pratica para incentivar formas de deslocação mais inteligentes.

Registe as suas atividades e eventos on-line em www.mobilityweek.eu

 

Combina e move-te!

Os europeus adoram variedade - na comida, na moda, na música - então porque é que quando se trata de transporte somos tão pouco criativos e apenas optamos por um único meio de transporte? Este ano, a SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE encoraja-nos a explorar as muitas diferentes opções disponíveis para se deslocar de A para B e faz-nos pensar sobre qual o modo que melhor se adapta às nossas deslocações diárias. Por que não tentar ir de bicicleta para o ginásio, de comboio para o local de trabalho, ou a pé até às lojas? Ao abraçar o conceito de multimodalidade e conjugando mais do que um meio de transporte sustentável nas nossas deslocações diárias não teremos apenas um impacte positivo sobre o ambiente, mas podemos também acabar por descobrir que estamos em melhor forma física, felizes, e com algum dinheiro extra também!