Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

BANDEIRA AZUL, PRAIA ACESSÍVEL E GALARDÃO DE OURO HASTEADAS NO AREÃO E NA PRAIA DA VAGUEIRA

BANDEIRA AZUL, PRAIA ACESSÍVEL E GALARDÃO DE OURO HASTEADAS NO AREÃO E NA PRAIA DA VAGUEIRA
hastear_areao
hastear_vagueira
30 Junho 2020

Na passada segunda-feira decorreu a cerimónia de hasteamento dos galardões da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Praia Qualidade de Ouro”, nas praias do Areão e da Vagueira. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, do representante da Administração dos Recursos Hídricos do Centro, Nélson Silva, do Capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha e do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Boa-Hora, Arlindo das Neves. O edil vaguense, por altura dos discursos, fez menção de dar conta da necessidade de “nesta época balnear deverem ser cumpridas todas as regras de segurança e higiene subsequentes ao combate à pandemia de covid-19”, sendo que  também deixou a nota de que “há três projetos para os passadiços das praias do município, nomeadamente de substituição na praia do Areão e de ampliação para as praias do Labrego e da Vagueira”.

No que diz respeito às intervenções do Capitão Humberto Rocha (Capitania do Porto de Aveiro) e de Nélson Silva (Administração dos Recursos Hídricos do Centro) a tónica colocou-se no plano da segurança, nomeadamente através do cumprimento das regras de higiene e distanciamento social, no enquadramento ao combate à pandemia de covid-19. O Capitão do Porto de Aveiro alertou ainda para o “perigo dos agueiros e para a necessidade de se adotarem os comportamentos corretos no sentido de se evitarem acidentes, que podem ser trágicos,” nesta época balnear.

Esta cerimónia ficou, também, marcada pela reposição da Bandeira das Estações Náuticas na Praia da Vagueira. Bruno Rocha, o coordenador deste projeto deu conta de que “o município de Vagos concorreu ao processo de certificação da Estação Náutica de Vagos, tendo obtido o parecer positivo em novembro de 2018. O objetivo das Estações Náuticas é impulsionar o turismo náutico no município, promovendo uma oferta de qualidade a todos os níveis”.

A cerimónia de hasteamento da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Praia Qualidade de Ouro” teve o seu mote dado pela coordenadora do projeto Bandeira Azul no município de Vagos, Isabel Rosado, que fez questão de destacar os três temas escolhidos para esta época balnear, nomeadamente “O bem estar é um lugar à beira-mar”; “De volta ao mar com atitude de mudar” e “O mar começa aqui, o mar começa em ti”.´

Recorde-se que a Praia da Vagueira recebeu pelo 32º ano o galardão da Bandeira Azul, sendo que foi o 13º ano em que foi, igualmente, atribuído à praia do Areão premiando, desta forma, a qualidade ambiental das zonas costeiras do concelho de Vagos.