Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

PRAIAS DO MUNICÍPIO DISTINGUIDAS COM GALARDÃO “QUALIDADE DE OURO 2020”

PRAIAS DO MUNICÍPIO DISTINGUIDAS COM GALARDÃO “QUALIDADE DE OURO 2020”
02 Junho 2020

As praias da Vagueira, Areão e Labrego receberam, mais um ano, e à semelhança dos anos anteriores, o Galardão “Qualidade de Ouro”. Este galardão é atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

Para as praias poderem receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear necessita de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas cinco épocas balneares, de 2015 a 2019. Além disso, em 2019, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear.

Para a época balnear de 2020, a Quercus identificou 381 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 6 do que em 2019. A região Centro de Portugal é aquela que apresenta, este ano, mais praias classificadas com “Qualidade de Ouro”. No total, são 110 as praias galardoadas na região.

 Em 2019, o Centro de Portugal tinha 93 praias selecionadas pela Quercus, pelo que este ano são mais 17, o que comprova a crescente qualidade das águas balneares da região.

Ainda, este ano, a Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu a 32.ª Bandeira Azul à Praia da Vagueira e a 13.ª Bandeira Azul à Praia do Areão, premiando a qualidade ambiental destas zonas costeiras.

A Época Balnear, nas praias do município, tem início a 20 de junho com as medidas de segurança recomendadas pela DGS, no âmbito da pandemia 2019.