Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

VAGOS APRESENTA PROJETO EDUCATIVO NA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

VAGOS APRESENTA PROJETO EDUCATIVO NA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO
21 Janeiro 2020

Esta Conferência, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), terá lugar no Centro de Artes de Águeda, no próximo dia 24 de janeiro, com início às 9:00h. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores para o Combate ao Insucesso Escolar, encontra-se a desenvolver o programa Educ@RA, que assenta em 3 eixos distintos: a Promoção da Literacia Científica e Tecnológica, o Empreendedorismo e Emprego do Futuro e o Apoio Socioeducativo.

Dentro destes eixos são desenvolvidas 9 atividades diferentes, no âmbito das quais se desenvolve a Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação. O objetivo desta Conferência será criar dinâmicas de diálogo e partilha entre Escolas e Agrupamentos de Escolas da Região, procurando, ainda, apresentar o estado de arte da Inovação em Educação. Deste modo, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro espera criar um espaço privilegiado, para que os diferentes atores e parceiros dos sistemas educativos dos Municípios, possam mostrar os projetos inovadores que desenvolvem e tomem conhecimento de outros que são desenvolvidos no território.

O Município de Vagos e o Agrupamento de Escolas de Vagos estarão presentes com o projeto C3 - Crianças Cientistas Curiosas, desenvolvido no C3 – Centro de Cultura e Ciência, que consideramos um exemplo de como a articulação entre os Municípios e os Agrupamentos se pode constituir como um fator de promoção da inovação na intervenção e na melhoria e diferenciação das práticas pedagógicas.

Aproveitando o espaço de uma escola do 1.º ciclo desativada no âmbito do processo de reorganização da rede escolar, o Município de Vagos, criou de raiz um espaço para a promoção da cultura cientifica e tecnológica, que possui uma sala de atividades – em que se podem experimentar diferentes temas através de instalações produzidas pela Fábrica Centro de Ciência Viva – e onde se desenvolvem tarefas de abordagem inicial aos temas que posteriormente são trabalhados na sala Laboratório – um laboratório no qual existem equipamentos laboratoriais e uma bancada especial, que permite o desenvolvimento de projetos e atividades científicas – espaços esses complementados por uma sala multiusos que pode ser usada para pesquisa, biblioteca, sala de formação, etc.

Neste espaço, o Agrupamento de Escolas de Vagos coloca um professor que, em articulação com os restantes docentes do 1.º ciclo, desenvolve diferentes atividades para abordagem experimental a temas do currículo. Os alunos e docentes são depois desafiados a responder a problemas através da utilização do método científico e a replicar o processo em diferentes momentos.

O Município de Vagos, através do Pelouro da Educação, pretende apresentar na Conferência Intermunicipal de Inovação de Educação esta dinâmica inovadora, promovendo, deste modo, a melhoria das práticas pedagógicas e o Combate ao Insucesso Escolar.

 

programa conferência

 - Inscrições