SEMINÁRIO "TURISMO, PATRIMÓNIO E ARQUITETURA VERNACULAR"

13 Janeiro 2020

Realiza-se no dia 22 de janeiro de 2020, das 14h00 às 18h00, o Seminário "Turismo, Património e Arquitetura Vernacular" que irá decorrer na Universidade de Aveiro, no anfiteatro 10.1.3 do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT).

Este Seminário tem como objetivo identificar sinergias entre o turismo e o património enquanto fatores de preservação da arquitetura vernacular em territórios de baixa densidade. Este evento pretende ser um espaço de partilha de ideias e discussão sobre o tema, através de um focus group.

São convidados deste seminário representantes de entidades nacionais, regionais e locais no âmbito do turismo: Dr. Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos; Dr. Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira; Dra. Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede; Dra. Leonor Picão, Diretora Coordenadora da Direção de Valorização da Oferta no Turismo de Portugal; Dr. Artur Jorge Almeida faz parte do Núcleo de Marketing, Branding, Promoção e Informação Turística na Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal; Dr. Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 e a Dra. Brigitte Capelôa, Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Desporto na Câmara Municipal de Mira, em representação da Associação Cultural e Recreativa do Seixo.

Este seminário integra-se no âmbito do Projeto Gândara TourSensations que tem como objetivo estruturar uma rede de unidades de alojamento local ancorada nas Casas Gandaresas (identidade exclusiva e com marca própria), integrando-a nas ofertas turísticas da região, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos da região da Gândara, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/ longo prazo. As autarquias locais do “coração da Gândara” (Vagos, Mira e Cantanhede), em parceria com a Universidade de Aveiro, propõem-se lançar as bases de um processo de preservação e revitalização das Casas Gandaresas, conferindo-lhe novas funcionalidades, onde os setores do turismo, da cultura e da educação assumem particular relevância.

A inscrição para o Seminário deve ser realizada através do seguinte link: https://forms.gle/UQy5NVscMjC7zxDWA

Saiba mais através do Facebook: https://www.facebook.com/events/836178780154324/

Mais informações através o endereço de email: gandaratoursensations@gmail.com

Organização: Carlos Costa / Dina Ramos / Zélia Breda / Rui Costa / Filipa Brandão / Ana Malta