INSTALAÇÃO DE UNIDADE DE PRODUÇÃO PARA AUTOCONSUMO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VAGOS

28 Novembro 2019

O Município de Vagos tem vindo a implementar várias medidas de eficiência energética nos últimos anos, na procura da redução de dependência energética.

A medida mais recente trata-se da instalação de um sistema de microprodução fotovoltaico na cobertura da Biblioteca Municipal de Vagos, para autoconsumo.

O sistema é composto por 60 painéis fotovoltaicos, com capacidade máxima de produção de 16,5 kW, para uma potência de ligação de 15kWh.

Com um investimento na ordem dos 20.750€ (já incluindo o IVA), mantendo-se a utilização normal do edifício, isto é, com um diagrama de cargas mais próximo do real, estima-se que a produção fotovoltaica gere uma poupança anual na ordem dos 3.800€, o que se traduz no retorno do investimento em pouco mais que 5 anos.

Com a garantia de fiabilidade do sistema durante pelo menos 15 anos, assegura-se assim a boa opção tomada com esta medida.