Dia Nacional dos Moinhos - 'MOINHOS ABERTOS VAGOS'

07 a 16 Abr '23
Dia Nacional dos Moinhos - "MOINHOS ABERTOS VAGOS"

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra no dia 7 de abril de 2023, o Município de Vagos promove, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Calvão, Ouca e Soza, Charcos & Companhia, Confraria Sabores da Abóbora, Associação Pró-Boco e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, quatro dias de atividades e experiências únicas em torno do património molinológico.

Foi no sentido de valorizar este património que o Município desafiou os proprietários dos moinhos a desenvolverem atividades e experiências turísticas, integrando-as num programa conjunto, que irá acontecer nos dias 7, 8, 15 e 16 de abril de 2023.

Nos dias 7, 15 e 16 de abril, as Azenhas Barreto e Ti Luísa, o Moinho e Azenha de Ouca e o Moinho de vento Ti Pascoal estarão abertos, em datas e horários específicos, de acordo com o programa, para todos aqueles que quiserem conhecê-los, por fora e por dentro. Esta atividade realiza-se no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa dos Moinhos, que pretende abrir ao público, para acesso livre, tantos moinhos quantos for possível em todo o país!

Para além de visitas aos moinhos, os visitantes terão ainda oportunidade de usufruir de algumas experiências, com o objetivo de dar a conhecer e partilhar alguns dos costumes e tradições locais.

A manhã do dia 7 (Sexta-Feira Santa) será dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde será possível, na Azenha da Ti Luísa, experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno!

É, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha! Enquanto a massa leveda, os participantes serão convidados a fazer uma caminhada pelo Vale do Boco, terminando com um lanche com produtos locais: a Broa Mimosa, o doce de abóbora e o requeijão.  Esta atividade, organizada pela Pró-Boco e Confraria Sabores da Abóbora, é limitada a 30 participantes, com inscrição obrigatória (6,00€/adulto e gratuito até aos 12 anos).

No dia seguinte, dia 8 de abril, e ainda na Aldeia do Boco, recentemente classificada como Aldeia de Portugal, acontecem duas experiências autênticas: “Almoce na Azenha! e Oficina “Pão de Cornos na Azenha”. Na primeira, os participantes ajudarão na confeção da Sopa do Moleiro, uma sopa composta por legumes, carnes e chouriças. Enquanto a sopa é cozida, lentamente, no fogo a lenha, os participantes farão um passeio pelo vale e levadas do Boco. No final, regressam para o almoço na Quinta das Azenhas do Boco. Esta atividade, organizada pela Pró-Boco, é limitada a 30 participantes, com inscrição obrigatória (10,00€/adulto e 5,00€/crianças até aos 12 anos).

De tarde, pelas 15h00, a oficina “Pão de Cornos na Azenha” permitirá, aos participantes, participar ativamente em todo o processo de amassar o pão e colocá-lo no forno a lenha e de conhecer um pouco mais sobre este pão com um nome bastante curioso. No final desta azáfama, é hora de degustar de uma merenda tradicional acompanhada por café de borra. Esta atividade, organizada pelos proprietários da azenha, é limitada a 30 participantes, com inscrição obrigatória e gratuita.

No sábado, 15 de abril, o dia é repleto de atividades e começa cedo com uma “caminhada pelo trilho de São Martinho” (12Km) com início no Parque do Moinho e Azenha em Ouca (atividade gratuita, inscrição facultativa, organizada pela J.F de Ouca). A decorrer no mesmo local, mas um pouco mais tarde, tem início diversas atividades gratuitas para toda a família, a começar com Contos no Moinho e Jogos tradicionais (Museu do Brincar) promovido pela Biblioteca Municipal de Vagos e, de seguida, o “Há pão e piquenique no parque” onde, após a visita ao moinho e azenha, será confecionado o pão, com possibilidade de participação dos mais novos, e a sua colocação no forno comunitário. Para participar basta trazer a sua toalha e farnel. O espaço, pão e animação não faltarão.

De tarde, no sábado, dia 15, e de regresso à Aldeia do Boco, a Eira da Ti Graça da Azenha Barreto, recebe uma prova de vinhos Bairrada comentada pelo sommelier Paulo Vale, com prova de três vinhos (um branco, um tinto e um espumante). Aqui, será possível, também, fazer uma visita às azenhas Ti Luísa e Barreto, com pequena degustação de rojões e Pão de Cornos. Esta atividade, organizada pela Associação Pró-Boco, é limitada a 20 participantes, com inscrição obrigatória (7,50€).

PROGRAMA E INSCRIÇÕES AQUI