Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Desafios da Construção Sustentável

14 Jun '18
Cartaz final 1 1024 2500
Img 9566 2 1 1024 2500
Img 9570 2 1 1024 2500

A Câmara Municipal de Vagos encontra-se a organizar, com o apoio da Associação Casa Passiva, da Universidade de Aveiro e do Sr. Arquiteto João Sarabando, uma Conferência subordinada ao tema “Desafios da Construção Sustentável”, que se realiza no dia 14 de junho, na Casa Museu de Santo António de Vagos.

Esta conferência, dirigida a projetistas, engenheiros, arquitetos, promotores imobiliários e público em geral, pretende chamar a atenção para a consciencialização  da construção sustentável e para a problemática da eficiência energética.

Serão abordados temas como “A casa bioclimática de Vagos, um património a descobrir e a defender”, apresentado pelo arq. João Sarabando, e “Passive House aplicado a Portugal”, apresentado pelos professores da Universidade de Aveiro, Romeu Vicente e Fernanda Rodrigues.

A inscrição é  gratuita e deve ser realizada através do preenchimento de um formulário http://bit.ly/desafiosconstrucaosustentavel

 

Notas biográficas dos oradores:

João Carlos Francisco Sarabando, nasceu a 25 de julho de 1950 na aldeia do Lombomeão, freguesia e concelho de Vagos. Em 1980, é licenciado em Arquitetura pela ESBAP.

Em 1989, e pelo projeto urbanístico e arquitectónico de 220 fogos para a Cooperativa "Mãos-á-Obra", na Areosa, Porto, é laureado com o Prémio INH.

Até 2012 e como profissional liberal, transforma sonhos em casas, capelas, conventos, quartéis, jazigos, vitrais, escolas, edifícios administrativos e culturais, jardins. Entretanto o rabiscador de esquissos aventurou-se na arquitetura de palavras.

Romeu Vicente, doutorado em Engenharia Civil, Professor Associado e Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, detentor do curso Passive House Designer e coordenador de trabalhos de investigação no âmbito da física e tecnologia da construção e projetos Passiva House em Portugal.

Fernanda Rodrigues, doutorada em Engenharia Civil, Professora Auxiliar e diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Civil no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, detentora do curso Passive House Designer e orientadora de trabalhos de investigação no âmbito da Passive House e na sua aplicação ao clima Português.

Programa

Horário:

14h00

Local:
Casa Museu de Santo António de Vagos