Conferência” Desafios da Construção Sustentável”

07 Junho 2018

A Câmara Municipal de Vagos encontra-se a organizar, com o apoio da Associação Casa Passiva, da Universidade de Aveiro e do Sr. Arquiteto João Sarabando, uma Conferência subordinada ao tema “Desafios da Construção Sustentável”, que se realiza no dia 14 de junho, na Casa Museu de Santo António de Vagos. Esta conferência é realizada em parceria com a Universidade de Aveiro e da MOODULAR Wood Buiding Systems

Esta conferência, dirigida a projetistas, engenheiros, arquitetos, promotores imobiliários e público em geral, pretende chamar a atenção para a consciencialização  da construção sustentável e para a problemática da eficiência energética.

Serão abordados temas como “A casa bioclimática de Vagos, um património a descobrir e a defender”, apresentado pelo arq. João Sarabando, e “Passive House aplicado a Portugal”, apresentado pelos professores da Universidade de Aveiro, Romeu Vicente e Fernanda Rodrigues.

A inscrição é  gratuita e deve ser realizada através do preenchimento de um formulário http://bit.ly/desafiosconstrucaosustentavel

Notas biográficas dos oradores:

João Carlos Francisco Sarabando, nasceu a 25 de julho de 1950 na aldeia do Lombomeão, freguesia e concelho de Vagos. Em 1980, é licenciado em Arquitetura pela ESBAP.

Em 1989, e pelo projeto urbanístico e arquitectónico de 220 fogos para a Cooperativa "Mãos-á-Obra", na Areosa, Porto, é laureado com o Prémio INH.

Até 2012 e como profissional liberal, transforma sonhos em casas, capelas, conventos, quartéis, jazigos, vitrais, escolas, edifícios administrativos e culturais, jardins. Entretanto o rabiscador de esquissos aventurou-se na arquitetura de palavras.

Romeu Vicente, doutorado em Engenharia Civil, Professor Associado e Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, detentor do curso Passive House Designer e coordenador de trabalhos de investigação no âmbito da física e tecnologia da construção e projetos Passiva House em Portugal.

Fernanda Rodrigues, doutorada em Engenharia Civil, Professora Auxiliar e diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Civil no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, detentora do curso Passive House Designer e orientadora de trabalhos de investigação no âmbito da Passive House e na sua aplicação ao clima Português.