Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Vagos há 30 anos com Bandeira Azul

Vagueira 1 1024 2500
27 Abril 2018

As praias da Vagueira e Areão conseguiram arrecadar, mais um ano, o Galardão da Bandeira Azul, sinónimo de qualidade ambiental, criado em 1987 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que atribuiu, este ano, a 30.ª Bandeira Azul à Praia da Vagueira e a 11.ª Bandeira Azul à Praia do Areão. 

A Bandeira Azul é o galardão atribuído, anualmente, às marinas/ portos de recreio e praias que satisfaçam um conjunto de critérios no âmbito da educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água balnear.

Este ano, foram galardoadas 332 praias: 73 são da Região do Norte, 39 da Região do Centro, 48 da Região do Tejo, 32 da Região do Alentejo, 89 da Região do Algarve, 37 nos Açores e 14 na Madeira.

Como projetos do Programa Bandeira Azul para 2018, a ABAE tem, entre outros, a campanha Praia Mais Limpa com… e o Concurso de Fotografia Os Suspeitos Mais Insólitos.

A campanha “Praia Mais Limpa com…”, destina-se a empresas ou associações que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. 

O regulamento do Concurso de Fotografia estará, brevemente, disponível no site da ABAE.

A Praia da Vagueira situa-se na região Centro Litoral, a sul da Praia da Costa Nova e a norte da Praia do Areão. Nesta zona, a orla costeira é constituída por um cordão dunar que delimita a zona húmida da ria de Aveiro. A norte da praia ainda se verifica a pesca artesanal, “Arte Xávega”, sendo este um ponto de atração turística.

A Praia do Areão fica situada no SW do concelho de Vagos. A zona envolvente encontra-se ainda num estado natural. O sistema dunar ainda se encontra com a estrutura e vegetação natural desse ecossistema. Os principais acessos são feitos a norte e sul, pela Estrada Municipal 592 e a poente, pela Ponte do Areão. A zona de banhos é de, aproximadamente, 500 metros, sendo o limite sul o esporão aí existente.

Todas as épocas balneares, a Câmara Municipal coloca contentores de resíduos sólidos urbanos, junto ao caminho, assim como recipientes, junto ao areal, para a deposição seletiva de resíduos (papel, embalagens e vidro). A praia do Areão assume-se como uma praia mais reservada e menos concorrida, sendo ótima para em aprecia a calma de uma praia mais natural. O seu areal extenso é ideal para as brincadeiras dos mais novos, bem como a prática de desportos, com o à vontade que essas práticas exigem.

Ambas as praias dispõem de rampas de acessos, passadiços, estacionamento reservado e instalações sanitárias de apoio a pessoas com mobilidade reduzida.