C.M. Vagos - Voltar ao início
Município de Vagos
Nemátodo do Pinheiro
PROIBIÇÃO DE CORTE DE RESINOSAS (PINHEIROS)

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, determinou a suspensão do abate de árvores resinosas sem sinais de doença em vários distritos. O concelho de Vagos é, também, abrangido por esta medida , que iniciou no dia 14 de novembro de 2017 e mantêm-se em vigor  durante o próximo semestre (durante 180 dias).

O documento acrescenta que esta medida inclui «as árvores ardidas, através da restrição ao corte de madeira verde de coníferas hospedeiras nos locais onde é conhecida a presença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro ou em que seja reconhecido o risco do seu estabelecimento e dispersão nas regiões predominantemente atingidas pelos incêndios».

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas deve, assim, proibir «o abate de coníferas hospedeiras sem sintomas de declínio na zona tampão e nos locais de intervenção localizados nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu».

INÍCIO  |   MAPA DO SITE  |   CONTACTOS
2010 Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Vagos
Rua da Saudade, 3840-420 Vagos
Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610
E-mail: geral@cm-vagos.pt
Acessibilidade
Wiremaze