C.M. Vagos - Voltar ao início
Ação Social
Ação Social > Outras Intervenções > Banco de Voluntariado de Vagos
Banco de Voluntariado de Vagos
Banco de Voluntariado de Vagos
A Câmara Municipal de Vagos, em Reunião do Executivo, do dia 3 de janeiro de 2012, deliberou aprovar a proposta, apresentada pela Divisão de Ação Social, de criação de um Banco de Voluntariado no concelho de Vagos. Esta proposta foi, também, colocada à consideração dos parceiros que compõe o Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Vagos, que emitiu parecer favorável à criação do Banco.
 
Considerando que no concelho já existe uma prática de voluntariado com grande expressão numérica e organizado localmente e não existindo ainda uma estrutura de apoio às entidades que já acolhem voluntariado nos moldes previstos na legislação em vigor, nem documentação que regulamente o seu funcionamento, entendeu-se como necessária e urgente a criação do Banco.
 
O Banco de Voluntariado de Vagos tem como entidade enquadradora a Câmara Municipal de Vagos, que reúne as condições necessárias para o papel de agente dinamizador da actividade. É uma estrutura de proximidade, de âmbito concelhio, que promove o encontro entre a oferta e a procura de Voluntariado, prestando um serviço à comunidade.
 
A abertura oficial, deste banco de voluntariado, foi feita no dia 8 de dezembro de 2012, no decorrer da iniciativa da  Feira do Livro Social e da Lojinha Social.

Download Normas de Funcionamento 

O que é o Banco de Voluntariado?
O Banco de Voluntariado pretende ser um espaço de encontro entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de Voluntariado interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.
 
Objetivos do Banco de Voluntariado
Objetivos Gerais:
  • Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado;
  • Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; 
  •  Divulgar projetos e oportunidades de voluntariado;
  • Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.

Objetivos Específicos: 

  • Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades promotoras de voluntariado;
  • Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.

Inscrições
Quem se pode inscrever? 

  • Todas as pessoas residentes no Concelho de Vagos que pretendam participar voluntariamente em projetos de interesse social e comunitário. Voluntário é a pessoa que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

        Nota: Os menores de 18 anos deverão entregar um documento de autorização, fornecido pelo BVV, assinado pelo encarregado de educação e uma fotocópia do BI/ Cartão de Cidadão do encarregado de educação. 

  • Pessoas coletivas de direito público ou privado, socialmente reconhecidas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua atividade, em domínios como o cívico, o da ação social, o da saúde, o da educação, o da ciência e o da cultura, o da defesa do património, o do ambiente, entre outros. Estas entidades podem encontrar no Banco de Voluntariado de Vagos o espaço ideal para divulgar os seus programas, bem como identificar interessados na adesão às suas ações. 
     
    A inscrição do voluntário/ entidade pressupõe o preenchimento de uma ficha de inscrição  e a entrega da mesma no local e horário fixado abaixo.  
    Download Ficha de inscrição - Voluntários
    Download Ficha de inscrição -Entidades

Onde se pode inscrever?
Câmara Municipal de Vagos
Divisão de Ação Social
Rua da Saudade
3840-420 Vagos
Telefone: 234799600/ 234799649
E-mail: acao.social@cm-vagos.pt
Horário de atendimento: terças-feiras das 14h às 17h 
 

Início
Mapa do Site
Contactos
Imprimir
Login
Agenda de Eventos
 Fevereiro 2017 
dstqqss
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728
INÍCIO  |   MAPA DO SITE  |   CONTACTOS
2010 Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Vagos
Rua da Saudade, 3840-420 Vagos
Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610
E-mail: geral@cm-vagos.pt
Acessibilidade
Wiremaze