C.M. Vagos - Voltar ao início
Cultura
Cultura > Apresentação
Apresentação

A Cultura está presente na vida das pessoas, tem uma expressão territorial, acompanha o evoluir da sociedade e apresenta diferentes formas de se manifestar. Deste modo, o papel do poder local é absolutamente fulcral para a afirmação sociocultural do seu território, através da definição de uma política cultural, entendida como pilar estratégico da ação cultural, sustentada na identidade comunitária e no pluralismo cultural.

Neste sentido, os eventos a promover, não se deverão cingir a uma agenda anual de iniciativas que privilegia, muitas vezes e apenas, uma política de gestão, que se traduz na promoção efémera de manifestações, despidas de identidade própria, mas, pelo contrário, deverão estar integrados numa política de ação, sustentada pelo diagnóstico coerente da comunidade onde se inserem, obedecendo a objetivos, finalidade e estratégias de atuação que pautem pela participação individual e coletiva da comunidade, através de um processo pedagógico permanente, potenciador da difusão e da democracia cultural.

Deste modo, o Município de Vagos, consciente do seu papel sociopolítico e cultural, pretende construir, mediante a ação cultural e com os atores de uma cultura, um espaço de exercício da cidadania e de crescimento inteletual.

 


Missão:

Em termos culturais, a Câmara Municipal de Vagos tem como missão desenvolver e promover um leque de atividades que visam a dinamização sociocultural do concelho, assentes em dois eixos de atuação:

  1. através da valorização da oferta cultural local, numa tentativa de afirmar o papel das associações como polos de difusão  e produção cultural;
  2. através da promoção de animação cultural enquanto ação estratégica no quadro de uma intervenção social, cultural e educativa
INÍCIO  |   MAPA DO SITE  |   CONTACTOS
2010 Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Vagos
Rua da Saudade, 3840-420 Vagos
Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610
E-mail: geral@cm-vagos.pt
Acessibilidade
Wiremaze