C.M. Vagos - Voltar ao início
Rio Boco
Geral > Serviços > Ambiente > Abastecimento de Água
ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Como se garante a qualidade?

A entidade gestora do abastecimento público de água (Águas da Região de Aveiro, S.A.) é obrigada, pelo o Decreto-Lei nº306/2007, de 27 de agosto, a efetuar o controlo analítico da água para consumo humano.

Para o efeito é elaborado um “Programa de Controlo da Qualidade da Água” (PCQA), que tem de ser aprovado pela Autoridade Competente nesta matéria – a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), onde se referem os locais da rede a amostrar, a frequência de amostragem e o tipo de controlo a efetuar.

 

O que se controla?

Os parâmetros de controlo estão agrupados da seguinte forma:
 - Controlo de Rotina 1 (CR1)
 - Controlo de Rotina 2 (CR2)
 - Controlo de Inspeção (CI)

 

O controlo de rotina tem como objetivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organolética (aspeto visual, olfativo e gustativo) e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfeção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos no referido decreto -lei:

 - Parâmetros do controlo de rotina 1: Bactérias coliformes, Escherichia coli (E. coli) e desinfetante residual (Cloro residual).

 - Parâmetros do controlo de rotina 2: Amónio, Cheiro, Cor, Condutividade, pH, Manganês, Nitritos, Número de colónias a 22°C e a 37°C, Oxidabilidade, Sabor, Turvação, Ferro, Clostridium perfringens, incluindo esporos e Nitratos (estes 3 últimos parâmetros, no caso do Concelho de Vagos, fazem parte do controlo de inspeção).

 

O controlo de inspeção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos do diploma citado.

 - Parâmetros do controlo de inspeção: Alumínio; Antimónio; Arsénio; Benzeno; Benzo(a)pireno; Boro; Bromatos; Cádmio; Cálcio; Chumbo; Cianetos; Cloretos; Cobre; Crómio; 1,2 Dicloroetano; Dureza total; Enterococos; Fluoretos; Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (Benzo[b]fluoranteno; Benzo[k]fluoranteno; Benzo[ghi]perileno; Indeno[1,2,3-cd]pireno); Magnésio; Mercúrio; Níquel; Pesticidas; Selénio; Tetra e tricloroeteno; Trihalometanos (Clorofórmio, bromofórmio, dibromoclorometano e bromodoclorometano); Sódio; Sulfatos. 

 

Entidade gestora do abastecimento público de água

Como é do conhecimento geral, o abastecimento de água e drenagem de águas residuais, públicos, passou a ser gerido pelas Águas da Região de Aveiro, S.A. (AdRA) a partir de 01 de maio de 2010.

Sendo assim, poderá consultar os resultados do controlo da qualidade da água de abastecimento público através do seguinte link: http://www.adra.pt/ 

Início
Mapa do Site
Contactos
Imprimir
Login
INÍCIO  |   MAPA DO SITE  |   CONTACTOS
2010 Todos os Direitos Reservados - Câmara Municipal de Vagos
Rua da Saudade, 3840-420 Vagos
Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610
E-mail: geral@cm-vagos.pt
Acessibilidade
Wiremaze